sexta-feira, 29 de março de 2013

&& January, 09, 2013 - leaving Caxias &&

Quando tenho que viajar sempre durmo ansiosa e geralmente costumo acordar antes do despertador. E essa vez não foi diferente. Meu bus partia da rodoviária às 05h20 e em torno das 05h eu teria que estar saindo de casa. Acordei, tomei banho, coloquei na necessaire o que eu ainda usei ( meu pente, por exemplo) vi se tudo estava realmente ok ( pela milionésima vez), comi algo rapidinho, fui ver a minha gatinha dormindo pela última vez e estava chegando a hora.... Estava no meio da cozinha com o Fábio e me deu uma vontade de chorar, sabe? Nem sei bem o motivo, mas aí ele me abraçou, disse que tudo daria certo, que eu devia confiar. Sequei as lágrimas, chamamos o táxi e desci. Logo ele veio e fui. Essa foi a minha primeira viagem sozinha, mas sozinha mesmo. E é uma sensação estranha demais!! Chegando na rodoviária o bus já estava estacionado e logo começamos a embarcar. Exatamente às 05h20 o bus zarpou e foi estranho ver Caxias ficando para trás. Fazia muito tempo que eu não viajava de bus, e sozinha, mais ainda!! Logo capotei, porque havia dormido pouco. Acordei um pouco depois das 07h e o bus já estava em POA. O meu bus era direto e ele para no aeroporto na volta. Todo mundo desembarcou, consegui acessar meu celular e postar algumas coisas e logo rumamos para o Salgado Filho.
Chegando lá, peguei a minha mala e quando entrei no saguão quase tive um treco daqueles. O saguão estava ATOLADO de gente, filas gigantescas, parecia que o estado inteiro tinha resolvido viajar no mesmo dia e horário. Vi que todo mundo estava fazendo o check-in nas máquinas e lá fui eu. Meu localizador tinha 6 passagens no mesmo e claro que quando fui fazer o meu mais alguém estava fazendo e deu pane. Tive que pedir ajuda e aí deu certo. Pedi o que estava acontecendo e aí me disseram que todo o sistema da Gol estava fora do ar, no país tudo e estava aquela lentidão. O que me apavorava é que eu tinha que passar na Receita Federal para pegar uma segunda via do documento do meu IPad e com aquela fila, como faria??
Mas Deus sabe o que faz. Na terça-feira eu estava falando com a Gabi e ela disse que passaria no aeroporto para me dar um tchau e foi a salvação. Enquanto esperava na fila para despachar a mala, vi uma pessoa que era do meu grupo. Como soube? Ela tinha um localizador igual ao meu hehe Ela estava 03 pessoas atrás de mim mas como tinha mais gente junto não sabia se ela viajaria ou se era a pessoa que estava com ela ( descobri depois que a outra mulher é a nora dela). E eu lá, falando com a Gabi pelo whatsapp ( bendiito), respondendo algumas coisas do face. De repente vejo a Gabi....Que alegria! Aí ela ficou na fila no meu lugar e corri, literalmente, para a Receita Federal. Na sexta-feira eu descobri que o meu original tinha sumido, liguei para a RF, falei com um senhor e ficou combinado que ele me deixaria a segunda via lá, com uma senhora, já que quarta é a folga dele. Cheguei lá e acreditem, ninguém para me atender. Toquei a campainha uma, duas, três vezes e nada. Tocava e esperava. Esperava mais um pouco e tocava. Esperava. Esperava e nada! Gente, que sufoco. Depois da quarta tentativa alguém chegou. Como era meu dia de sorte total, a mulher que estaria com a segunda via não havia chegado. Expliquei novamente a situação, pedi se eles poderiam me ajudar e, felizmente ( era meu dia de sorte, lembram???) quem me atendeu teve boa vontade e foi procurar.. Em alguns minutos ele voltou com a segunda via certinha! Ufa! Um dos problemas resolvidos.  Voei para a fila e para minha surpresa, a Gabi estava tri perto do balcão de despacho. Fui para lá, ficamos conversando e quando vimos,era nossa vez de entregar a mala. Ainda faltavam alguns minutos para o embarque, então fomos até a praça de alimentação tomarmos um café. A Gabi, linda, não deixou eu pagar. Continuamos a conversar e quando vimos já era hora de encarar o portão de embarque. Nos despedimos e foi MUITO BOM ter alguém para abraçar. Gabi, tu fizestes muita diferença naquele dia. Ela foi e em embarquei. Totalmente sozinha! Fui para o portão de embarque e tivemos que pegar um bus para chegarmos até o avião. Estava eu lá, de pé, e fiquei ouvindo uns papos das pessoas na minha frente. Achei o papo bem suspeito, limpei minha cara de pau e pedi se ela estava indo para os EUA pelo governo e a Letícia foi a primeira pessoa que conheci. Aí, quando nos demos conta, estávamos em um grupo grande de gaúchas. Todas estávamos sentadas próximas e o voo foi tranquilo.
A primeira informação que recebemos era que todos nós teríamos a entrevista para obtenção do visto às 12h30 e eu fiquei com muito medo de não dar tempo. Por sorte, alguns dias antes do embarque recebemos um email informando que poderíamos entrar no consulado até às 14h30, especialmente quem chegasse de longe. Isso me aliviou. Todas nós pensamos que com o caos do aeroporto, nosso voo atrasaria, mas que nada! Ele saiu alguns minutos atrasado mas chegou totalmente na hora!
E as nossas aventuras em SP estavam prestes a começar!! 

8 comentários:

  1. I know exactly what you mean... saying goodbye to kids... the only difference was the support I didn't have... But as you say "God never leaves us alone"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Val I am a very lucky persons because many husbands wouldn't support their wives the way Fábio did...And God is always with us.

      Excluir
  2. Marcinha, eu sou igualzinha a vc em véspera de viagem. Fico ansiosa, não durmo direito e antes do celular despertar, já estou de pé. Hehehehhe... Mas é uma coisa boa né?

    ResponderExcluir
  3. Rê, não sei se é bom ou ruim. Pelo menos é certo que a gente não vai perder voo ou afins...

    ResponderExcluir
  4. Marcia, porque você teve que pegar segunda via do Ipad? Para pegar esse documento vc apresentou o aparelho?

    ResponderExcluir
  5. Flavia em 2011 fomos para os EUA. Comprei o ipad lá, não declaramos mas fomos parados e multados. Aí eu tinha o documento que comprovava o pgto e que ele estava 'legalizado'. Viajar para fora com ele sem esse papel é suicídio, pois se eles te param na volta, mesmo tu já tendo pago, sem comprovação eles podem cobrar novamente de ti...Deu para entender??? Qualquer dúvida me escreve

    ResponderExcluir
  6. Marcia, eu perguntei pq este ano fomos para lá em janeiro e eu trouxe um Ipad, mas não declarei.

    Então, isso quer dizer que na minha próxima viagem se sair com ele corro o risco de ser taxada na volta? Mesmo tendo a nota fiscal de que foi comprado em outra data?

    ResponderExcluir
  7. Flavia acho que o ideal seria tu te informar na Receita Federal ou com alguém para ver o que pode acontecer. Nós tbm nunca declaramos quando viajamos mas nessa última vez que fomos (em 2011) fomos pegos e tivemos que pagar. Mesmo tendo a nota, eles podem cobrar de ti pq não pagaste as taxas...
    ai ai ai

    ResponderExcluir