sexta-feira, 29 de março de 2013

&& Viagem para os EUA - como tudo começou &&

No final de setembro d0 ano passado a Valésia, colega minha na escola onde dou aula, me enviou o link de um programa do governo brasileiro para um curso de seis semanas para professores da rede pública do país todo. Seriam 20 vagas por estado, totalizando 540 profesores. A princípio pensei em não me inscrever mas quando falei com o Fábio, ele foi o primeiro a me dar força e apoio. Os argumentos? Marcia, será que essas oportunidades sempre haverão? E se quando a Pietra estiver maior não existir mais esses programas? Te inscreve e tenta! Sendo selecionada, ele disse que cuidaria da Pietra. E lá fui eu fazer tudo. Na correria do aniversário da Pietra e casamento da Francis, ainda encontrei tempo para enviar tudo e para ser sincera. A Val e eu marcamos a prova para o dia 19.10 em POA. Meus compromissos de outubro passaram e dia 19 estávamos lá, fazendo a prova. Tivemos que sair no intervalo para não corrermos o risco de chegarmos atrasadas. Não tínhamos ideia de como seria a prova. Of course que a organização não é uma característica brasileira, então a prova, que deveria começar às 13h30 começou quase às 14h. Só para treinarmos a nossa ansiedade hehe
A prova teve 150 questões e tivemos 110 minutos para fazer tudo. Ou seja, menos de 1 minuto por questão. Eu usei muito as dicas do curso preparatório para o TOEFL que eu fiz a muuitos, muitos anos atrás. A dica mais importante é (e eu concordo) ' be one step ahead' . Como? Quando me deram o caderno de perguntas, já fui lendo as instruções e as perguntas. Enquanto eles liam as instruções para todo mundo eu fiquei lendo as perguntas e respostas, pois dava para ter uma ideia do tipo de diálogo que poderia acontecer. Isso me ajudou demais!!
Quando comecei, foquei, me concentrei e lá fomos nós. O pior é sempre o listening, pois não tem a opção, teacher, can you repeat it, please?? Algumas questões eu definitivamente nao sabia ( especialmente relacionadas a vocabulário, quesito que sempre acho que os alunos de língua estrangeira negligenciam) e essas eu chutei. Entreguei a prova 5 minutos antes de terminar! 
Mas a pior parte foi esperar o resultado. A previsão era para a listagem final sair dia 16.11 e nesse dia eu atualizava a página a cada 5 minutos ( Ou  menos, para ser sincera hehe) O final da tarde chegava e nada até que apareceu que a listagem sairia dia 20.  
Balde de água fria! Mas por sorte tivemos um final de semana bem legal em POA e isso ajudou o tempo a passar. E para nossa surpresa, dia 19 a listagem estava no site. E para a minha alegria, meu nome também! Por azar o Fábio não estava em Caxias e demorei para conseguir receber um abraço gostoso! Infelizmente, a Val nao conseguiu mas se Deus quiser, ela conseguirá agora
E mais esperas aconteceriam...

to be continued... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário