quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

* * * April, 18th, 2014 - Santo Ângelo * * *

Acordamos relativamente cedo e descemos para tomar café. Um café simples mas muito gostoso. Pegamos algumas informações com o pessoal da portaria e lá fomos nós conhecer a cidade. Sabíamos que teríamos grandes chances de encontrarmos tudo fechado, pois era feriado ( sexta-feira santa). Em casa havíamos feito um roteiro do que visitar a pé. Para nossa surpresa, Santo Ângelo tem muitos lugares legais para visitarmos. Nossa primeira parada foi um museu que....estava fechado. Seguimos para a Catedral da cidade. Ela fica na praça, é linda, toda em pedra e tem os sete santos dos 7 Povos das Missões. Tiramos muitas fotos e mesmo o dia estando nublado, conseguimos aproveitar demais. Eu me apaixonei pela cruz missioneira. Não conhecia a história da cruz. Linda, amei!
          Seguimos para o Memorial Coluna Prestes. O prédio era a antiga estação férrea,  de onde partiu a Coluna Prestes em Julho de 1922 e transformou-se em memorial. Como adoramos história, era parada obrigatória e demos a maior sorte, pois o local estaria fechado, mas como uma excursão havia agendado visita para às 10h, conseguimos entrar junto com eles. O local é pequeno, mas muito legal! Conhecíamos pouco sobre a história dele e da Olga Benário, esposa dele e foi um momento especial para conhecermos mais. Tiramos várias fotos, vimos roupas e objetos pessoais  dele. Para quem curte história, é parada obrigatória. O local também tem um museu ferroviário com diversos objetos específicos. Claro que a Pietra se entediou um pouco, mas fomos nos trens brincar e tiramos muitas fotos ( por milagre, ela deixou hehe)
         Depois de aproximadamente uma hora, saímos de lá e continuamos a caminhada. Fomos em direção ao centro. Passamos pelo centro cultural ( fechado!). Vimos uma estátua em homenagem aos índios que povoaram a região. Tiramos fotos! Chegamos na praça central e lá havia uma decoração simples da Páscoa. Mais fotos! A Pietra curtiu! Passamos em uma farmácia para comprarmos uma escova de cabelo ( a mãe desnaturada esqueceu hehehe) e voltamos ao hotel para pegarmos a mala e seguirmos viagem. Já era próximo ao 1/2 dia. Fizemos tudo, pagamos o hotel e zarpamos. Na entrada da cidade, paramos para tirar fotos no Memorial Coluna Prestes, uma obra do Oscar Niemeyer, em homenagem à Coluna. Obra interessante.
         Encontramos um local legal para almoçarmos ( acho que era um dos únicos restaurantes abertos) e depois, seguimos viagem. Nosso destino era conhecer a primeira ruína das missões, mas antes, paramos na Vinícola Fin para conhecermos o local. Com certeza ela é muito diferente das vinícolas que estamos acostumados a ver na região da serra, mas é interessante. Há muita natureza no local, patos, um lago e deu para tirarmos fotos legais.
         Seguimos viagem e chegamos ao Sítio Arqueológico de São João Batista. Para quem não conhece a história, a região teve 7 sítios arqueológicos na época dos índios mas após os ataques dos portugueses e espanhóis, restaram ruínas em apenas 4 delas. A mais famosa são as Ruínas de São Miguel ( por serem as mais conservadas) mas claro que queríamos conhecer todas. Esse sítio é pequeno mas lindo. Vimos vários objetos indígenas. Há muito verde e o resto das ruínas. Foi muito interessante caminhar por elas, ficar imaginando como era a vida dos índios muitos anos atrás. Tentar imaginar tudo o que eles passaram. Depois de muito caminhar, muitas fotos seguimos viagem.
          Nossa parada seguinte foi no hotel em São Miguel das Missões. A cidade é pequena, não tem muitas opções de hoteis e escolhemos o melhor custo x benefício. Fizemos o check-in, deixamos tudo no quarto e fomos comer alguma coisa ( era perto das 18h). Adoramos o jeito do hotel. Todo 100% acessível a qualquer pessoa. Comemos uns pastéis com café e suco para a Pietra. Foi apenas para dar uma 'enganada' no estômago.
         Depois disso fizemos um passeio para reconhecermos os arredores do hotel, a Pietra aproveitou para brincar muito na casinha que tem lá e nos balanços e escorregadores. Ficamos algum tempo lá, brincando, até que quase anoiteceu. Ao fazermos a reserva, ganhamos ingressos para o espetáculo Luz e Som que acontece nas ruínas. Optamos em ir nessa mesma noite, pois o clima, nessa época, é sempre instável. Voltamos para o quarto, pegamos os ingressos, a digital e fomos. O hotel ficava perto das ruínas e foi uma caminhada legal até lá. Já estava noite, escuro, muito legal mesmo. Não existe espaço para muitos expectadores e conseguimos um lugar bom para vermos. Esse espetáculo conta, através de luzes e som, e com narração de artistas famosos, a história das Missões Jesuíticas de São Miguel pelos olhos dos índios. É liiiiiiindo, me emocionei, adorei mesmo! Pena que fotos, mesmo, ficam escuras demais por mais moderna que a máquina seja :( O show dura em torno de 1/2 hora. Na saída já vimos parte do que nos esperava para a visita diurna às ruínas.
          Voltamos ao hotel e decidimos jantarmos no restaurante de lá mesmo. Já era tarde, era sexta-feira santa e as chances de não encontrarmos nada aberto eram grandes. O jantar estava bom, embora a variedade de sobremesa, quando fomos servir, estava reduzida. Subimos, tomamos banho, e organizamos o dia seguinte. O sábado prometia ( como o passeio todo!)