quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

* * * April, 19th, 2014 a different Saturday * * *

          O sábado amanheceu nublado e com muita cara de chuva ( para nossa tristeza!) Acordamos cedo, tomamos café ( muuuito gostoso), pegamos nossas mochilas e bora passear. Nem a chuva nos segura no hotel quando estamos viajando.
          Nossa primeira parada foi em São Luiz Gonzaga. Pelas nossas buscas, haveriam algumas coisas legais para vermos, mas, ao mesmo tempo, sabíamos que por ser feriado, poderíamos encontrar muitas coisas fechadas. Saindo de São Miguel começou a chover. Ela, a chuva, estragaria todos os nossos planos mas era o que tínhamos. Mantivemos a primeira parada original. Chegando lá, nossa primeira parada foi na Igreja Matriz. Estava chovendo quando chegamos. Descobrimos que a entrada era lateral. Nessa igreja há muitas estátuas feitas em madeira, da época indígena. Muito bonita! Tiramos fotos, a Pietra brincou com os microfones do coral hehe. Depois de breves minutos, voltamos ao carro e o Fábio, embaixo de chuva foi tirar algumas fotos externas dela e da praça, que fica em frente. 
          Na sequência,  seguimos as dicas do GPS e encontramos o Museu Municipal Senador Pinheiro Machado. Para quem não sabe, ele foi um político importante na história gaúcha ( tanto que quase todas as cidades tem uma rua com esse nome!) e eu fiquei surpresa quando descobri que ele havia nascido lá e, por isso, tinha um museu. Claro que ele estava fechado :( Infelizmente, a maioria das cidades menores ainda não despertaram para o potencial turístico de certas atrações. E turismo histórico, para nós, é altamente interessante.... Próximo ao prédio do museu, vimos uma loja de artesanato e fui lá ver o que tinha. Comprei uma cruz missioneira em pedra, liiinda, para dar para minha mãe. Foi uma ótima compra. Depois visitamos uma gruta em uma parte mais afastada da cidade. No caminho, passamos pelo Museu de Arqueologia de São Luiz Gonzaga mas, adivinhem!!!! Estava fechado!! Na gruta tiramos algumas fotos ( a Pietra tirou umas de nós..) e como o tempo estava mais para chuva do que para firmar, resolvemos mudar os planos e irmos para São Borja, que fica a 114km de onde estávamos. Pelo menos lá, mesmo com chuva, conseguiríamos aproveitar um pouco mais a cidade do que se fôssemos visitar as ruínas ( nossa ideia primeira).
           Como saímos cedo de São Miguel, conseguimos ver tudo cedo em São Luiz Gonzaga e rumamos para São Borja. No caminho pegamos chuva, pegamos sol, pegamos nuvens muito escuras. A Pietra dormiu ( o que é bom quando estamos viajando) e aproveitamos a viagem para repensar o roteiro.
          Claro que chegando lá fomos buscar indicações de locais para almoçarmos e depois de duas indicações do mesmo lugar, fomos encontrar o bendito hehe. Realmente, ele foi uma ótima dica. Almoçamos, aproveitamos para ir ao banheiro ( com kids isso é essencial!) e seguimos nosso passeio.
          São Borja é conhecida como a cidade dos presidentes, três presidentes do país nasceram na cidade. Getúlio Vargas foi o mais importante. Então, com o sol quase saindo, fomos passear. Queríamos visitar, primeiro o Museu Casa Getúlio Vargas, mas ele estava em reformas. Uma pena, porque acreditamos que o lugar fosse bem legal. Aí, resolvemos parar o carro em frente à praça e passear por lá. Tem brinquedos para a Pietra, escorregadores, balanços e também a cópia da carta- testamento de Getúlio Vargas,  uma estátua dele e os restos mortais dele se encontram lá. Tiramos fotos enquanto a Pietra brincava. Nem conto o estado que os pés e mãos dela ficaram depois de tanto brincar ( benditos lenços umedecidos). Em frente à praça fica a Igreja de São Borja, em um estilo bem diferente, futurista/modernista. Tiramos várias fotos com nossa fotógrafa particular ( tudo de bom!!) A Pietra brincou mais um pouco e decidimos ir visitar o Cemitério Municipal, onde o João Goulart e o Leonel Brizola estão enterrados. Enquanto estávamos na praça o sol estava lindo, mas foi entrarmos no carro e ele sumiu e muitas, mas muitas nuvens de chuva surgiram no céu. Encontramos o cemitério e entramos para encontrar o túmulo deles.  Não foi difícil achar pois ele é um dos mais imponentes, e maiores e mais bonitos de todo o cemitério. Todo em granito preto, com letras em cobre. Tiramos algumas fotos, lemos o histórico próximo ao túmulo e começou a chover. Então corremos para o carro e fomos dar uma volta na cidade. Por sorte a chuva foi passageira. Nessa volta a Pietra dormiu e chegamos no rio Uruguai. Paramos o carro lá, deixamos ela no carro dormindo e fomos tirar umas fotos. Ele é imeeeeenso! Para as fotos ficarem mais bonitas, teria que ter tido sol.. Mas ele não estava muito a fim de nos ajudar.
          Passeamos mais um pouco pela cidade e resolvemos voltar para São Miguel já que a viagem seria longa. A Pietra acordou no meio do caminho e viemos conversando e rindo. Chegando ao hotel, fomos caminhar um pouco pelo hotel. Decidimos tomar banho, nos organizarmos e saimos para jantar. Como o local é pequeno, optamos por uma pizzaria. Infelizmente o atendimento não foi dos melhores, ela demorou para chegar e, para ajudar, quando ficou pronta, entregaram na mesa errada. Por acaso eu vi que o nosso pedido ia ficar 'perdido'. Pelo menos a comida era boa. Comemos e voltamos ao hotel. O dia tinha sido agradável, mesmo com planos diferentes. 
          Só nos restava dormir e esperar o domingo chegar. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário